Há mais de meio século provendo soluções.
Profissionalismo e excelência a cada serviço prestado.
Garantia para a sua empresa , tranquilidade para você Empresário.

Notícias empresariais!

CONTABILIDADE - Contratar o serviço é necessidade ou exagero?

Publicado em 13 de August de 2019

A contabilidade é uma das mais antigas profissões do mundo. E o empresário que sabe  valorizar esse profissional, com certeza, possui um verdadeiro parceiro de negócio. Afinal, é o profissional de contabilidade que pode prever situações que podem prejudicar a situação financeira e, também, tem o poder de resolvê-las da melhor forma possível.

Em recente pesquisa do Sebrae, os empresários brasileiros disseram que viam grande importância no profissional de contabilidade e que muitos gostariam que o profissional participasse mais ativamente dos processo de gestão financeira da empresa.

O que muitos deles ainda não entendem é que o profissional de contabilidade pode ir, e deve ir, muito além do que os serviços básicos como abertura de empresa, realização de balancetes, folhas de pagamento, declaração de IRPF, cuidar das obrigações tributárias e trabalhistas.

Veja abaixo como um bom profissional de contabilidade pode ajudar a salvar a sua empresa de uma possível falência e como ele pode ser um aliado na gestão financeira do negócio.

 

Escrituração contábil

A escrituração contábil vai muito além de apenas inserir informações nos livros sobre as movimentações da empresa. Ela pode ser usada para lançar, monitorar e analisar esses dados. e o uso delas podem ajudar ao gestor enxergar a realidade financeira do seu negócio e ajudar na tomada de decisões.

Mesmo que não seja obrigado a ter todos os livros contábeis, isso não quer dizer que você não deva manter-las. E o profissional de contabilidade poderá ajudar nesse quesito.

 

Empréstimo bancários

Pode ser uma surpresa para algumas pessoas, mas a presença de um profissional de contabilidade na empresa, seja contratado ou terceirizado, é avaliado no momento em que é feito o pedido de um empréstimo bancário. Imagine que o banco exija uma projeção de fluxo de caixa? Quem poderá te ajudar é o contador.

 

Possibilidade de financiamentos

Do mesmo jeito do exemplo anterior, o mercado exige bons pagadores. Até por que, ninguém gosta de vender para quem não pode pagar. Quando se fala em financiamento, pode ser de imóveis ou máquinas, o profissional de contabilidade pode comprovar se você possuir essa condição.

Outra questão, é o autofinanciamento do negócio. O profissional pode ajudar na sugestões de medidas internas que podem evitar pedir recursos de terceiros ou o valor total reduzido.

 

Distribuição de lucros sem incidência de tributos

Já pensou não ter limite para distribuir lucros e, o melhor, sem tributos? É possível, se você manter um profissional de contabilidade na sua empresa.

E é o seu contador que vai dizer quanto de lucros podem ser distribuídos isentos de impostos. Algumas atividades como serviço e comércio, possuem regras para distribuir lucros com base no lucro presumido. E é por isso, que o profissional de contabilidade poderá te ajudar a entender e como será feita essa distribuição da melhor forma.

 

Escrituração fiscal

Mesmo que você não goste de pagar impostos, não será muito provável fugir deles. Até as empresas do Simples Nacional, devem cumprir com as suas obrigações acessórias e tributárias.

Há uma série de obrigações que as empresas precisam cumprir, para se manter em dia com o fisco. E o profissional de contabilidade, é claro, que irá se manter em alerta sobre essas obrigações.

 

Possibilidade de evitar multas

Já que o profissional de contabilidade sabe quais obrigações a sua empresa deve cumprir, logicamente, ele saberá os prazos de pagamento de cada uma delas e os riscos se não cumprir.

 

Evitar o enquadramento errado

Será que você sabe qual regime é o ideal para a sua empresa. O profissional de contabilidade sabe. Um enquadramento errado de um regime tributário pode levar a sua empresa a pagar mais impostos do que deveria, e é por isso, que o profissional de contabilidade que pode te ajudar.

Com o planejamento tributário, é possível saber como a empresa pode pagar menos impostos e como evitar algum deles, dentro da lei.

Outras coisas também podem influenciar na hora de pagar impostos como o enquadramento errado de atividades. E apenas o profissional de contabilidade pode te orientar nesse assunto.

 

Departamento pessoal

Uma das maiores dores de cabeça para o empresário é possivelmente a folha de pagamento. Imagine gastar horas calculando hora extras, adicionais noturnos, férias, comissões, benefícios, entre outros.

Além de cuidar desses cálculos, uma gestão de departamento pessoal eficiente, leva em conta outros assuntos como 13º salários, direitos trabalhistas, atenção em demissões e contratação de pessoal e que podem colocar a empresa em situações de penalidades. Correr esse risco só será possível se você não tiver um bom contador ao seu lado.

 

Concluindo

Por essas e outras razões é vantajoso manter um profissional de contabilidade na sua empresa. Valorize esse profissional e seu trabalho, pois é, ele que poderá ter salva de muitos transtornos. O benefício de se ter ao lado um bom contador, é sem sombra de dúvidas, direcionar o seu negócio para o sucesso.

Fonte: Jornal Contábil

Voltar a listagem de notícias